sábado, 21 de fevereiro de 2015

Uma noite no museu 3 - O segredo da tumba: A aventura chega ao fim




Geralmente as franquias hollywoodianas terminam deixando portas abertas para continuações ad infinitum. Não é o caso de Uma noite no museu 3: o segredo da tumba, que estreia hoje em circuito nacional. Desde o começo do filme o espectador percebe que um clima de despedida está no ar. A verdade é que o conceito da série já estava sem fôlego mesmo. Se continuasse, iria faltar museu para as continuações futuras.

Os principais nomes da franquia estão de volta. Ben Stiller, que faz o personagem principal, o guarda noturno Larry Daley, parece o mais cansado de todos. E dessa vez ele não esconde sua cara de enfado em repetir o mesmo papel, o que já acontecera com a série Entrando numa fria.

O diretor Shawn Levy, o cowboy Owen Wilson e o romano Steve Coogan também não arredaram o pé. Adeus mesmo quem deu foi Robin Williams e o veteraníssimo Mickey Rooney, falecidos logo após as filmagens. Obviamente, O filme é dedicado aos dois atores.

Seguindo a ordem natural dos fatos, a próxima parada de Larry e seus amigos é um museu de Londres, na Inglaterra, que substitui os famosos Museu de História Natural de Nova Iorque e o Smithsonian, em Washington, nos Estados Unidos. O que impulsiona a nova aventura é um problema na placa mágica que dá vida aos personagens depois que o sol se põe. Por causa de uma espécie de fungo, os amigos de Larry parecem brinquedos defeituosos.

Par resolver o problema, ele descobre a verdadeira origem da placa egípcia, cuja história está ligada à do guarda aposentado Cecil (Dick van Dyke). A descoberta leva Larry até Londres. Acompanhado do filho adolescente e de alguns amigos, entre eles Ahkmenrah (Rami Malek), que irá se reencontrar com pai, Merenkahre (Ben Kingsley), cujas tumbas foram separadas durante uma expedição realizada pelo pai de Cecil.

Sem um vilão para contrabalançar as investidas de Larry e amigos museu adentro, Um noite no museu 3 fica refém mais dos diálogos do que da ação e dos efeitos especiais. A melhor é quando ele passeiam numa litogravura do artista gráfico holandês E.M. Escher.

Além de Ben Kingsley, há a ainda a entrada em cena de Dave Stevens (da série Downton Abbey), como o cavaleiro da távola redonda Sir Lancelot, e da australiana Rebel Wilson, que faz uma falante guarda noturna. Revelada em Quatro amigas e um casamento, a atriz rouba a cena quando se envolve com o homem das cavernas Laaa (também vivido por Ben Stiller).

Com poucos personagens e bem menos mirabolante que o filme anterior, Uma noite no museu 3 se aproxima mais do espírito da primeira parte. Embora não seja nada memorável, a franquia lembra, de alguma maneira, que o cinema americano infantojuvenil, principalmente da década de 1980, deixou muitas saudades. Para crianças curiosas, a aventura pode ser uma boa opção de diversão nas férias. (Publicado originalmente no Jornal do Commercio em 1º de janeiro de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário